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1. FARINHA DE ARROZ 

A farinha de arroz é a principal substituta da farinha de trigo na maioria das receitas sem glúten que você encontra por aí. Se você não quiser passar o dia comendo salada e tapioca, corre para comprar. Ela é obtida, claro, pela moagem do arroz ainda cru e pode ser integral ou branca. A integral é mais saudável, mas tende a deixar as preparações mais ressecadas. Por aqui, 90% das receitas levam farinha branca.

Onde comprar: Encontra fácil em supermercados. 

 

2. POLVILHO DOCE

O polvilho doce é um amido e vem da mandioca. Costuma aparecer em muitas receitas, principalmente massas de bolo, mas sempre em pouca quantidade. Funciona como um espessante e dá elasticidade a massas. Vale ter um pacotinho em casa porque costuma fazer uma boa diferença nas receitas.

Onde comprar: Encontra fácil em supermercados. 

 

3. FÉCULA DE BATATA

A fécula de batata funciona para dar leveza a massas sem glúten, principalmente aos bolos. Podemos dizer que o polvilho doce, a farinha de arroz e a fécula são a base das massas sem glúten.

Onde comprar: Encontra fácil em supermercados. 

 

4. AMIDO DE MILHO

O amido de milho é um bom substituto para a fécula de batata. Também funciona como espessante para molhos, por exemplo. O grande problema é que tem muita gente alérgica ao milho. Se for o seu caso, use sempre a fécula de batata.

Onde comprar: Encontra fácil em supermercados. 

 

5. FARINHA DE AMÊNDOAS

Na verdade, a farinha de amêndoas faz parte da lista de farinhas feitas com oleaginosas e também serve para dar mais leveza aos pratos sem glúten (e para deixá-los menos ressecados). Você pode comprá-la já pronta ou fazer em casa, triturando bem as amêndoas. Pode ser substituída por macadâmias, nozes ou castanha do Pará.

Onde comprar: Mundo Verde, Zona Cerealista (sempre mais barato) ou sites especializados em alimentação natural. 

 

6. AVEIA SEM GLÚTEN (FARINHA OU EM LÂMINAS)

Muita atenção! Naturalmente, aveia não tem glúten. Maaas, por conta do plantio e colheita junto com o trigo no Brasil, acaba contaminada. Por isso, a aveia do supermercado não funciona para dietas sem glúten, ok?

Onde comprar: A Monama oferece farinha de aveia e aveia em lâminas. 

 

7. GOMA XANTANA

A goma xantana faz parte da família dos espessantes. Seu objetivo é dar liga e elasticidade às massas e aparece bastante na panificação sem glúten. Junto com a goma xantana, existe o CMC e a goma guar (mas comece com a goma xantana mesmo).

Onde comprar: Em casa de produtos naturais ou lojas de confeitaria.

 

8. GOMA DE TAPIOCA

A tapioca vai funcionar na sua geladeira como aquele pacotinho de pão integral, sabe? Quando não tem nada para comer, tapioca com qualquer coisa. Compre a goma, não a granulada.

Onde comprar: Encontra fácil em supermercados. 

 

9. PSYLLIUM

Rico em fibras, o psyllium é ótimo para dar elasticidade aos pães e massas de pizza sem glúten.

Onde comprar: Encontra em lojas de produtos naturais ou Zona Cerealista.

 

10. CASTANHAS

Para dar mais sabor às preparações, acostume-se a deixar na dispensa um mix de castanhas, como nozes, avelãs e amêndoas. Além de serem ótimas para colocar nas receitas, servem para fazer leites vegetais deliciosos.

Onde comprar: Encontra fácil em supermercados, lojas de produtos naturais ou mercados municipais.